ACLAC, patrono Olímpio Nogueira Figueiredo

De Wiki Cambuí
Ir para: navegação, pesquisa

Muita gente, amigos, conhecidos e até inimigos perguntar-se-ão o motivo de minha escolha.

Entre a parentela conta com nomes “inteiros” para escolher : David Herculano Bueno – avô –, Chiquito Fanucci – avô –, Joãozico Famucci – tio – Dolores Padilha – tia -, Anna Bueno – tia -, Aristeu Bueno – pai - . o João Romildo foi escolher o Dr. Olímpio, que nem cambuiense era ...

O primeiro – e muito relevante motivo – é que Dr. Olímpio me “partejou, ajudou-me a vir à luz, a ver o mundo em uma longínqua manhã de domingo sete de agosto ...

E a segunda?

Sei lá, o convívio, a amizade dos filhos e o respeito do velho por um jovem e presunçoso “colega”? Não nada disso, há os que nascem e aqueles que escolhem  : Dr. Olímpio escolheu e para isso nada melhor que sua curta biografia ditada por seu filho e amigo João Carlos Figueiredo :

Dr.Olímpio Nogueira Figueiredo

Nasceu em 26 de julho de 1906 na cidade de Vargem Grande do Sul, SP. Filho de Manuel Nogueira de Carvalho e Emília Cândida de Figueiredo. Iniciou seus estudos na sua terra natal, tendo-se transferido mais tarde para Guarujá, então distrito da cidade de Santos. Saiu de lá para ingressar na Escola de Farmácia de Pindamonhangaba.

Terminando o curso de Farmácia se estabeleceu em Igaraí, distrito de Mococa.Depois de 2 anos resolveu estudar medicina na Faculdade Fluminense de Niterói . Cursava o terceiro ano quando explodiu a revolução de 32 em São Paulo.

Com um grupo de colegas Paulistas dirigiu-se para São Paulo onde se alistou como voluntário no Corpo de Saúde do Regimento de Quitaúna. Terminada a Revolução, Getúlio Vargas então o vencedor, proibiu o retorno dos estudantes paulistas para Niterói.

Olímpio Figueiredo, e mais alguns colegas, foi para a Faculdade Federal do Paraná em Curitiba onde concluiu o curso de Medicina em 1934.Neste mesmo ano casou-se com Dulce Figueiredo e fixou residência em Joanópolis onde nasceu seu primeiro filho João Carlos.

Em agosto de 1935 veio em um baile em Cambuí onde ficou conhecendo entre outras pessoas, José Francisco do Nascimento, João Rangel Fanucci e José Fanucci que em conversa contaram a ele que Cambuí precisava de médicos e o convidaram para vir de mudança fixar residência nesta cidade. Convite aceito, aqui se instalou em setembro de 1935 com o compromisso de permanecer um ano.

Clinicava já há 15 anos , quando foi convidado a instalar e chefiar o primeiro Posto de Saúde de Cambuí.

Em 1952 por determinação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais transferiu sua residência para Belo Horizonte onde, por um ano frequentou o Curso de Sanitarista.

Cursou e recebeu o título de Médico Sanitarista das mãos do então governador Juscelino Kubitschek que o convidou pessoalmente para chefiar o Centro de Saúde de Uberaba. Agradeceu a honraria , mas não aceitou justificando que o lugar dele era em Cambuí. Foi um dos pioneiros no Hospital Ana Moreira Salles onde exerceu a profissão até os 75 anos de idade, vindo a falecer em 17 de abril de 1997 nesta mesma cidade que tanto amou.

João Romildo Fanuchi Bueno, em 16 de julho de 2001.