ACLAC, patrono Lázaro Silva

De Wiki Cambuí
Ir para: navegação, pesquisa

Data de Nascimento: 11 de abril de 1898

Cidade: Cambuí – MG

Casado com Maria da Conceição da Silva, com quem teve cinco filhos: Arlindo Silva Neto, João Silva, Nathanael Silva, Francisca Silva e Lázaro Silva; do segundo casamento nasceu Thereza Silva.

Falecimento: 06 de dezembro de 1963 – Cambuí - MG

Profissão: Mecânico/Eletricista

(Especialista em geradores de pequenas usinas que funcionavam em estações rurais)

Adquiriu invejável habilidade no conserto de todos os tipos de rádios e recuperou mais de seis centenas deles, com adaptações que melhoravam a captação das ondas e, no exercício dessa arte, desenvolvida principalmente no período noturno, já que era noctívago, sintonizava com maestria a BBC - Londres e a Deutsche Welle em ondas curtas para aprender o Inglês, o Alemão e outros idiomas, tais como: Francês, Espanhol, Italiano e Japonês!

Montou uma biblioteca com edições técnicas nessas línguas e tinha o hábito de repetir frases inteiras durante o trabalho na oficina mecânica, que lhe valeu a fama de falar sozinho, de esquisito e até mesmo ranzinza... Ignorava tais comentários!

Declamava, cantava baixinho e olhava sempre os curiosos pelo ‘rabo dos olhos’ e ria sorrateiramente do espanto das pessoas, muitas delas, amigas, porém, estranhavam aquele comportamento como se estivesse conversando com fantasmas!

Nunca fechou a porta de sua casa para ninguém! Na oficina de trabalho os amigos ocupavam quase sempre os mesmo lugares. Da janela de sua casa, o sobe e desce das pessoas era acompanhado com os olhos fixos e largas baforadas do inseparável cigarro de palha!

Lázaro Silva era uma figura notável... Aprendeu a tocar violão por teimosia, que era a resposta retrucada quando alguém lhe pedia emprestado o manual.

Um homem comum dotado de acertos e erros, por certo, as qualidades superavam em muito os defeitos tão comuns em qualquer ser humano. Inteligente, criativo, ousado, agnóstico e crente ao mesmo tempo!

Criou todos os filhos com a ajuda de seus pais: Cotinha e Arlindo!

Jésus Flávio Fanucchi Bueno em 1º de dezembro de 2012.