ACLAC, acadêmico Geraldo Cipriano de Moraes, Tatita

De Wiki Cambuí
Ir para: navegação, pesquisa

Sobre Geraldo Cypriano de Moraes, o Tatita, tem um lado que sabemos muito, e o outro que sabemos pouco.

O lado que sabemos muito, é fácil.

Tatita nasceu em 1917, ali no Bazar do Leão, onde hoje foca a Biblioteca Pública e cuja foto ilustra a página da ACLAC no Facebook. E desde de cedo foi aquilo que hoje chamado de empreendedor: foi sorveteiro, engraxate, taxista, alugava carro para outras pessoas e de¬pois, em 1940, passou a vender combustível Esso, com o Posto Tatita ao lado da igreja.

E aí todo tipo de produto: pneus, câmaras de ar, geladeiras, fogões. E cortinas. Por fim passou a vender carros da Volkswagen onde trabalhou até agosto de 2014.

Tatita foi pioneiro em algumas coisas aqui em Cambuí. Possuía brevê de piloto. Foi um dos primeiros daqui a visitar os Estados Unidos em 1955. Possuiu uma Norton 500, 1939, mesmo modelo utilizado por Che Guevara em sua viagem pela América Latina, modelo que pode ser visto no filme Diário de motocicleta, do Walter Moreira Salles.

Dos carros, gostava de um Ford Galaxie 1959 e, mais recente, do Santana, da Volkswagen. Filho e sobrinho de músicos aprendeu a to¬car flauta, saxofone, trompete, violão e clarineta. Compôs dobrados, marcha nupcial, valsas e choros além de muitos arranjos. O Tito Meyer, seu neto, conta que transcreveu 8 músicas dele para o computador em 1999, incluindo 2 dobrados para banda completa.

A esses fatos podemos juntar muitos outros, o gosto por placas do tipo 1111 ou 1000, as muitas empresas que representou e seus produtos, sua família de 3 filhos, 5 netos e 4 bisnetos.

Agora tem uma parte que sabemos pouco.

Como foi possível manter seus negócios de 1940 até 2014? Foram 28 presidentes da República, alguns de curtíssima duração como José Linhares, Café Filho, Carlos Luz , Nereu Ramos e Ranieri Mazzili. Outros duraram um pouco mais como Jânio Quadros, João Goulart, Costa e Silva. e Collor. Um quase não assumiu como João Goulart, e outro não assumiu mesmo como Tancredo. Em compensação tivemos três presidentes ao mesmo tempo, a Junta Militar, em 1969.

Lembrando que, de dezembro de 1979 a julho de 1994, portanto, no período que Tatita foi empresário, a inflação foi de 13.342.346.717.617,70 % – treze trilhões por cento!

Então fica aqui mais uma sugestão para esta Academia. Quando se continuar o livro de Levindo Furquim Lambert, Biogeografia de uma cidade mineira, incluir como um empresário como o Tatita pode manter seus negócios nesses tempos.


Luís Carlos Silva Eiras, em 25 de julho de 2015.